


Do equilíbrio entre o eterno e o efêmero, nasce a fotografia de palco
Toda manifestação artística que usa o palco como meio, seja o teatro, a poesia, a música, a dança, é O foco de um fotógrafo de palco. E partindo da minha paixão pela arte, junto da minha forma de expressão, eu achei (ou me achei) nesse meio.
A essência da fotografia de palco está na troca constante entre o efêmero e o eterno, onde o artista, no momento presente, se veste de sentimento e oferece ao público.
Fazendo do fotógrafo um observador ativo, que recebe toda aquela emoção, aquela cena pronta e detalhada pela vida, e a devolve ao mundo, se tornando o artista da vez.

Teoricamente confusa, praticamente simples.
Com uma câmera na mão, pelos cantos das coxias, me esgueirando pela plateia e cortinas, usando roupas escuras e com passos silenciosos, eu faço minha arte a partir da arte.


E essa parte de ficar escondido, é uma das principais necessidades que o fotógrafo de palco vai ter!
1° De forma alguma as fotos podem atrapalhar o espetáculo! Nem os artistas em cena, nem o público que está imerso na atração. Então roupas coloridas, adereços ou sapatos barulhentos e chamativos, estão fora de cogitação! O neutro, se possível preto, é o ideal.
2° O espaço. Na hora de transitar pelo escuro, todo cuidado é pouco para não entrar em cena, atrapalhar alguém, fazer barulho ou derrubar coisas. Então, além da roupa neutra, outra dica que eu dou é assistir o espetáculo antes de ir fotografar. Assim, você poderá fazer suas marcações de onde pode ficar para fazer suas fotos e quais momentos deve se preparar para AQUELE clique!
A iluminação na fotografia de palco é um grande desafio!
Isso porque a iluminação disposta para fotografar, é a iluminação escolhida para o espetáculo, esse que priorizou aquele momento específico para quem estiver ali assistindo.
Então, como a luz não foi pensada para a fotografia, raramente ela vai estar propícia para tal. E se estiver, geralmente não vai ser uma constante porque durante o espetáculo há mudanças bruscas de cores, luzes, intensidades e tons, de acordo com o momento.
Logo, você se encontra procurando o canto mais próximo do palco para garantir o máximo de claridade possível. E se não der, sem problemas, a edição ajuda muito. Não faz milagres, mas recupera bastante coisa.
Essa tem sido minha grande paixão. E para alimentá-la, fica aqui um grande convite e uma indicação de leitura boa!
Minha indicação especial é o livro da grandiosa fotógrafa de palco brasileira, Lenise Pinheiro. O "Fotografia de Palco" pode ser encontrado em qualquer sebo e da uma verdadeira aula sobre o tema, passando por pontos técnicos e filosóficos dessa arte, se tornando um manual e, ao mesmo tempo, uma inspiração encadernada.
E sem mais delongas, seguem os meus convites!
Se você é artista, te convido para fotografar e trocar essa experiência! Prometo ajudar com registros fiéis e precisos do seu trabalho, enquanto você, me ajuda trazendo novos olhares, conhecimentos e outras fotos belíssimas para preencher esse portfólio!
(Aproveita que para trabalhos acadêmicos os preços são menores!)
E se você é um amante da fotografia como eu, vamos trocar experiência também. Trocar vivência, história, aprendizado. Aqui dividi com você o que tenho, prometendo que com o tempo, trarei muito mais.
